A Noite Branca de Toronto acontece este sábado. O festival de arte noturno conta com uma discoteca silenciosa, além de instalações artísticas e experiências interativas em todos os cantos da cidade.
Está de volta a noite branca a Toronto. A famosa celebração da arte em toda a cidade decorrerá durante toda a noite de sábado, 23 de setembro.
Há muito por que esperar na Noite Branca deste ano. Instalações artísticas e experiências interativas em todos os cantos da cidade.
O festival expandiu-se para fora do centro da cidade, com obras de arte incríveis para ver em Etobicoke, Scarborough e nas principais instituições de Toronto.
A participação na Noite Branca é totalmente gratuita e conta com mais de 80 projetos artísticos de cerca de 250 artistas de várias disciplinas.
O tema da curadoria deste ano chama-se Breaking Ground, que incentiva a comunidade artística a explorar questões relacionadas com a natureza.
“Especificamente, ‘Breaking Ground’ convida os artistas a explorarem temas relacionados com as alterações climáticas, o impacto do desenvolvimento urbano nas comunidades e as responsabilidades coletivas em torno da terra e da gestão”, afirma o comunicado de imprensa da Câmara de Toronto.
Alguns dos destaques a aguardar incluem uma experiência de música e dança no Toronto Sculpture Garden.
A experiência chama-se “To Reflect Everything” e será uma discoteca silenciosa autogerida no jardim, acompanhada pelas luzes e reflexos da instalação espelhada de Ryan Van Der Hout, que é basicamente uma bola de discoteca gigante.
Haverá também a Balangay Starfleet de Leeroy New, que apresenta antigos barcos filipinos reimaginados suspensos no ar. ‘Your Wish is Your Command’, de Divya Mehra, apresenta uma lâmpada mágica que traz à luz os “fundamentos coloniais do Financial District”.
Também na baixa de Toronto há uma experiência multissensorial chamada ‘Breaking the Mold’.
Apresentará uma “fusão de tradição e tecnologia à medida que as belas artes são transformadas em arte 3D em movimento e em tamanho real, acompanhada por uma instalação de luz que ultrapassa os limites”, diz a descrição.