NÍGER ENTREGA À LÍBIA TERCEIRO FILHO DE KADHAFI

khadafiSaadi Kadhafi é o terceiro filho de Muammar Kadhafi e chegou esta madrugada à Líbia, depois de ter sido entregue pelas autoridades do Níger, país onde estava refugiado desde setembro de 2011.
Saadi Kadhafi aterrou no aeroporto internacional de Matiga, em Tripoli era madrugada em Lisboa e foi conduzido a uma prisão, escoltado sob fortes medidas de segurança, este descendente do antigo líder líbio, nasceu em 1973 e foi comandante das Forças Especiais líbias.
Em fevereiro de 2012, Saadi Kadhafi prometeu na capital nigerina que regressaria à Líbia para encabeçar uma rebelião contra as novas autoridades líbias, declarações que foram então consideradas inaceitáveis pelo Presidente do Níger, Mahamadou Issoufou.
O líder nigeriano defendeu à data que o país acolheu por motivos humanitários os líbios que fugiram do seu país, por causa da guerra, mas com a condição de não exercerem atividades subversivas contra as novas autoridades líbias.
O Níger recusou durante um longo período de tempo extraditar Saadi apesar dos apelos das novas autoridades líbias, que o acusavam de se ter apropriado de bens pela força e intimidação quando dirigia a Federação Líbia de Futebol, de acordo com a Interpol que emitiu um alerta vermelho para pedir a 188 países a sua detenção.
Muammar Kadhafi foi morto em outubro de 2011.