O tenista espanhol Rafael Nadal, vencedor do torneio de Roland Garros pela nona vez, conservou a sua posição no topo da classificação mundial de ténis, à frente do sérvio Novak Djokovic, enquanto o britânico Andy Murray regressou ao top-5.
Entre Djokovic, que poderia regressar a número um mundial se tivesse vencido Nadal no domingo, na final de Paris, e Andy Murray, que ganhou três lugares após a presença nas meias-finais do torneio francês, estão os suíços Stanislas Wawrinka (3.º), eliminado na primeira ronda, e Roger Federer (4.º), batido nos oitavos.
João Sousa, o melhor português de sempre na tabela ATP, desceu esta semana três postos, para o 47.º, depois de ter sido afastado na ronda inaugural de Roland Garros por Djokovic.
Gastão Elias, que superou o “qualifying” e também perdeu de entrada em Paris, chegou depois à segunda eliminatória em Furth e, no conjunto dos dois eventos, arrecadou pontos suficientes para subir dez lugares e chegar a 168.º.
Na lista feminina, a romena Simona Halep subiu ao terceiro lugar, depois de perder a final de Roland Garros, no sábado, com a russa Maria Sharapova, que, por seu turno, subiu três posições e regressou ao “top-5” graças ao seu segundo título em Paris.
Num “ranking” que continua a ser liderado pela norte-americana Serena Williams, seguida pela chinesa Li Na, ambas eliminadas de forma prematura em Paris, Halep trocou de posição com a polaca Agnieszka Radwanska (4.º), eliminada na terceira ronda.
Entre as portuguesas, Michelle Larcher de Brito subiu 17 lugares e instalou-se em 105.º, graças aos 82 pontos que somou em Roland Garros, onde passou o qualifying e perdeu na primeira ronda, e no torneio ITF de Nottingham, em que atingiu meias-finais, enquanto Maria João Koehler avançou dois degraus, para o 220.º posto.