Música: Sarah McLachlan e Tom Cochrane juntam-se ao ‘hall of fame’ de compositores canadianos

Foto: Facebook Canadian Songwriters Hall of Fame

A 28 de setembro, Sarah McLachlan, Tom Cochrane e os membros dos Blue Rodeo foram introduzidos no ‘Canadian Songwriters Hall of Fame’.

Cada um deles aproveitou o momento para reconhecer que a escrita de boa música vem geralmente acompanhada de uma luta incrível.

Os seus sentimentos foram partilhados por Cochrane, que reconheceu que a escrita de canções rouba anos preciosos às pessoas que rodeiam os seus criadores e agradeceu às suas filhas pela paciência que tiveram com ele.

Todas as músicas famosas dos indigitados pontuaram um espetáculo noturno que viu os fãs a dançarem dos seus lugares enquanto Sam Roberts, Metric e Lights se juntavam a outros em tributos que abrangiam as emoções.

A dupla Whitehorse apresentou uma sombria versão acústica-eléctrica de ‘Sweet Surrender’, de McLachlan, enquanto Brett Emmons, dos Glorious Sons, descalço, soltou a voz numa versão lamentosa de ‘Big League’, de Cochrane.

Nelly Furtado partilhou a forma como McLachlan a inspirou no início da sua carreira, quando se encontravam numa das digressões da Lilith Fair. Ela também elogiou os esforços incansáveis de McLachlan em arrecadar fundos para várias instituições de caridade.

Os dois terminaram com um dueto harmonioso de Angel, com Furtado ao lado do piano de McLachlan.

Para além das reflexões mais profundas sobre a luta da criação, a noite ofereceu uma boa dose de humor, particularmente quando se tratou da indução dos compositores de Blue Rodeo, Jim Cuddy e Greg Keelor.

Os artistas country Tim Hicks e Tenille Townes prestaram um tributo colorido a Blue Rodeo que foi bastante literal.

Outros destaques da noite incluíram a cantora franco-canadiana La Zara, que representou França no Festival Eurovisão da Canção de 2023. La Zara esteve entre os artistas que brindaram à cantora quebequense Diane Tell com uma interpretação arrebatadora da sua canção de 1981, ‘Si J’etais un Homme’, que se traduz como ‘Se Eu Fosse Um Homem’.

Gary LeVox, da banda de Nashville Rascal Flatts, encerrou a noite juntando-se a Cochrane em ‘Life is a Highway’. No meio da música, todos os artistas da noite voltaram ao palco para tocar juntos.