Morte por Opiáceos: “Uma tragédia humana”, diz TPH sobre mortes em Toronto

FOTO: UNSPLASH

Antes da pandemia, os números eram elevados, mas agora assistimos a um aumento surpreendente de mortes por toxicidade de opiáceos em Toronto.

A Toronto Public Health (TPH) refere que esta “tragédia está a ter impacto em toda a sociedade e é por isso que todos temos de nos envolver na ajuda e no apoio a todos.”

Os números de 2023, que acabam de ser divulgados, revelam um aumento de 73% de mortes por toxicidade de opiáceos, em quatro anos.

Um aumento tem sido registado de ano para ano, refere o Departamento de Saúde Pública de Toronto. No total, 523 pessoas morreram, em 2023, e quase metade das pessoas que morreram tinham entre 25 e 44 anos. Os números contam parte da história.

“A perda contínua de vidas, devido à atual epidemia de toxicidade das drogas, é devastadora e deixou um impacto profundo e doloroso em muitos de nós na nossa comunidade. Isto é mais do que uma questão de saúde pública – é uma tragédia humana que exige que respondamos com empatia, cuidado e compaixão”, afirmou Eileen de Villa, do Gabinete Médico da agência de Saúde Pública de Toronto, num comunicado de imprensa.

Há menos de duas semanas, o Governo federal rejeitou o pedido da Câmara de Toronto para descriminalizar pequenas quantidades de drogas para uso pessoal. Foi um esforço que o premier de Ontário, Doug Ford, considerou um pesadelo absoluto que nunca aconteceria numa província com a sua tutela.

A Câmara de Toronto afirma que os locais de consumo supervisionado de drogas são eficazes e necessários. Atualmente, existem dez destes locais em Toronto.