Aquando do lançamento do CMC em Montreal no dia 4 de novembro de 2012, trocámos algumas impressões com figuras da atualidade política do Quebeque, mas faltava falar com uma figura principal: Philippe Couillard, que é considerado como o próximo primeiro ministro do Quebeque.
Philippe Couillard é um médico de formação que se envolveu na política e foi ministro da Saúde de abril 2003 a junho de 2008 e que, agora, é o principal candidato à chefia do partido Liberal do Quebeque, nas próximas eleições de 17 de março 2013.
Nesta pequeno encontro de troca de ideias, quis saber qual a percepção dele em relação à atualidade política actual bem como em termos de preocupações sócio-económicas que existem neste momento e a implicação que as mesmas podem ter na comunidade portuguesa.
Em termos políticos, Philippe Couillard considera que seja normal e que é necessário cada vez mais que as diferentes comunidades presentes na província se envolvam na arena política, porque dessa forma podem contribuir com uma visão diferente sobre a abordagem das diferentes matérias em que o Quebeque está envolvido. Mas também, porque, segundo ele, é a única forma de se poder proceder a uma mudança e efetuar uma renovação das ideias, tudo isto baseado na escuta e no respeito de cada um, acrescentando que só assim aparecerá o reconhecimento e envolvimento da comunidade.