MONTREAL DEMONSTRA O SEU DESCONTENTAMENTO COM RESULTADO DAS ELEIÇÕES

Diplomatic Canada
The Canadian Press/Adrian Wyld
(The Canadian Press/Adrian Wyld)
(The Canadian Press/Adrian Wyld)

Terça-feira foi um dia chuvoso e cinzento em Montreal. E a “tempestade” começou logo na noite de segunda-feira, quando foram revelados os resultados das eleições provinciais.
Embora o Partido Liberal tenha ganho com um larga vantagem, várias centenas de manifestantes invadiram as ruas da cidade para revelarem a sua insatisfação perante os resultados. A manifestação começou logo após 20h na praça Émilie-Gamelin. Imediatamente dezenas de polícias de intervenção circundaram o grupo, composto principalmente de jovens. Às 20:45, quando tinha acabado de ser anunciado que o próximo governo seria liberal e maioritário, os cerca de 300 manifestantes invadiram a rua Sainte-Catherine.
Por outro lado, opções partidárias à parte, a maioria das pessoas pertencentes a grupos étnicos, ou simpatizantes destes, encontram-se satisfeitas. Para muitos trata-se de uma vitória, não política, mas sobre o “xenofobismo” do Partido Quebequense, representado pelo projeto da Carta dos valores.
A expectativa na mudança é alta. O Partido Liberal pode ter ganho as eleições, mas tem ainda muito que provar para convencer os mais céticos e distanciar-se das políticas implementadas pelo anterior governo.