Mobilidade em Toronto: Autarquia quer resolver níveis de trânsito sem precedentes

Foto: CityNews
Foto: CityNews

Toronto tem registado níveis de trânsito sem precedentes. A autarquia acaba de divulgar um plano para fazer face ao problema. Entre as medidas em cima da mesa incluem-se semáforos inteligentes, ‘QR codes’ em estaleiros de obras e mais polícias de trânsito no terreno.

O departamento de gestão do tráfego de Toronto dá conta de um problema de trânsito sem precedentes na cidade. Para reverter o cenário, quer “tirar partido da melhor e mais recente tecnologia” e expandir as técnicas já estabelecidas.

O departamento municipal divulgou um novo plano para aliviar os problemas de trânsito esta quarta-feira, dia 18. O relatório vai ser apresentado ao Comité das Infraestruturas e do Ambiente no dia 25 de outubro, antes de ser analisado pelo Conselho Municipal na sua próxima reunião, a 8 de novembro.

O departamento de gestão do tráfego diz esperar um aumento do congestionamento por causa dos estaleiros de obra, acrescentando que Toronto tem atualmente mais projetos em curso do que qualquer outra cidade norte-americana.

A entidade quer implementar medidas nos próximos meses, já testadas e comprovadas noutras cidades. Adianta que se tem aconselhado junto de grandes metrópoles, como Nova Iorque ou Los Angeles.

Entre a tecnologia para melhorar o trânsito, incluem-se semáforos baseados em inteligência artificial e em dados atualizados em tempo real. Um instrumento que faz com que veículos, transportes públicos, ciclistas e peões circulem o mais facilmente possível.

De acordo com um relatório dos Serviços de Transportes, há já 59 semáforos inteligentes na cidade. Até ao final do ano, 30 cruzamentos adicionais vão receber esta tecnologia.

Há mais medidas previstas pelo departamento de trânsito de Toronto, como incluir ‘QR codes’ nos estaleiros de obras, para que as pessoas possam obter informações sobre a natureza e a duração de cortes de trânsito, bem como um número de contacto de emergência.

O incremento de polícias especializados em trânsito é outra medida em cima da mesa. Atualmente a cidade só tem 12, mas o objetivo é ter 45 no terreno até março.