MNE PORTUGUÊS VAI DEFENDER REFORÇO DA COOPERAÇÃO CONTRA O TERRORISMO EM REUNIÃO INTERNACIONAL

LusaMadrid, 10 abr (Lusa) – O reforço da cooperação na luta contra o terrorismo e a radicalização de jovens será um dos “pontos cruciais” da intervenção portuguesa na cimeira informal de ministros europeus e da Vizinhança Sul que se realiza na segunda-feira em Barcelona.

A reunião ministerial informal – organizada pela União Europeia, Espanha e pela presidência da UE, atualmente a Letónia — juntará em Barcelona a chefe da diplomacia comunitária, a Alta Representante Federica Mogherini, e o comissário europeu da Vizinhança, Johannes Hahn, bem como os representantes dos Negócios Estrangeiros de todos os países-membros da UE e dos seus parceiros da Vizinhança Sul – Argélia, Palestina, Tunísia, Líbano, Marrocos, Egito, Jordânia e Israel. A Líbia e a Síria não foram convidados.

Em representação de Portugal, o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, vai defender que “uma política de Vizinhança forte, estratégica e eficiente deve ter como objetivo alcançar mais segurança e estabilidade, maior crescimento económico e maior bem-estar social”, disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério.