Os liberais provinciais vão reintroduzir a legislação destinada a reprimir a condução distraída.
O ministro dos Transportes, Steven Del Duca, fez o anúncio no Centro de Convenções Metro Toronto na terça-feira à tarde.
Se o projeto de lei passar no Parlamento, uma pessoa apanhada a usar um telefone durante a condução vai enfrentar uma multa na faixa de $300 a $1.000 e três pontos de demérito. Este é um aumento significativo em relação às atuais multas que variam de $60 a $500.
A legislação, que foi colocada de lado quando a eleição provincial foi convocada em maio, também iria aplicar penas atuais para a condução sob o efeito de álcool aos condenados por condução sob efeito de drogas. Esta iria também aumentar as penas para os condutores que “barram” ciclistas e exigir que todos os condutores (quando possível) mantenham uma distância de um metro ao passar os ciclistas.
Se aprovada, a lei será a mais dura lei anti-condução distraída no país.
Um recente estudo do Centro de Dependência e Saúde Mental constatou que mais de um terço dos estudantes licenciados do Ontário, nas classes 10-12, admitiram escrever mensagens de texto enquanto ao volante, pelo menos uma vez no ano passado.
Estudos mostram que os condutores que escrevem mensagens de texto são 23 vezes mais propensos a entrar numa colisão.
O uso de dispositivos de mão para texto, e-mail ou falar ao telemóvel durante a condução tem sido proibido no Ontário desde 2009, mas a província sublinhou que são necessárias penas mais duras.