A legislação do Canadá para iniciar o processo de legalização e regulação da marijuana será introduzida na próxima primavera, anunciou a ministra da Saúde, Jane Philpott, na quarta-feira nas Nações Unidas.
Durante o seu discurso emocionado numa sessão especial das Nações Unidas sobre drogas, Philpott reconheceu que o plano para a marijuana “desafia o status quo em muitos países”, mas ela disse que o governo Liberal está convencido de que esta é a melhor maneira de proteger a juventude, reforçando simultaneamente a segurança pública.
O Canadá deve fazer melhor quando se trata de política de drogas, acrescentou, dizendo que a abordagem do governo será enraizada na ciência e irá abordar as consequências devastadoras das drogas e crimes relacionados com a droga.
O discurso de Philpotts acabou por coincidir com o 4-20, o dia anual de celebração para os amantes da cultura de cannabis, que assume uma importância acrescida no Canadá este ano, com o governo a planear dar luz verde ao uso da marijuana recreativa.
A Assembleia Geral da ONU estava a realizar uma sessão especial sobre a política de drogas global. Responsáveis de todo o mundo juntaram-se para a reunião que foi anunciada como a primeira do seu tipo em quase duas décadas.
Philpott observou que outros países e culturas irão procurar diferentes abordagens.
Em 1998, a assembleia adotou um plano de ação que enfatizou a necessidade de aplicação da lei e um “mundo livre de drogas.” Os críticos têm argumentado que a denominada guerra contra as drogas tem sido ineficaz e minou os esforços de saúde pública.
Fonte: Canadian Press