MILITAR FERIDO EM EXPLOSÃO DE GRANADA EM SANTA MARGARIDA TRANSFERIDO PARA HOSPITAL DE LISBOA

santa margaridaA transferência para o hospital de São José de um dos feridos graves da explosão de uma granada no campo militar de Santa Margarida, foi já confirmada pelo exército.
A vítima foi submetida a duas intervenções cirúrgicas de urgência e recebeu ordem de transferência para o hospital de Lisboa, depois de apresentar condições clínicas estáveis.
Trata-se de um militar de 21 anos já submetido a duas intervenções cirúrgicas realizadas no hospital de Abrantes à zona abdominal, ao nível dos rins e da bacia.
A transferência da vítima é para dar continuidade ao acompanhamento e tratamento médico, enquanto que os outros quatro militares feridos no rebentamento da granada no decorrer de um exercício de fogo real de artilharia já tiveram alta hospitalar.
Dois feridos ligeiros tiveram alta ainda durante o dia de quinta-feira e dois dos feridos transportados para o hospital de Abrantes já regressaram à base, estando um deles em convalescença no campo militar, no Centro de Saúde Santa Margarida – Tancos, e o outro foi para o seu domicílio.
O Exército já abriu um inquérito para apurar as causas do acidente e apurar os seus resultados no mais breve espaço de tempo possível.
O acidente terá tido origem num tiro de morteiro que terá feito cair a granada fora do local previsto, que ao explodir resultou em ferimentos em cinco militares, um deles em estado considerado muito grave, dois em estado grave e dois com ferimentos ligeiros.
O rebentamento da granada aconteceu na manhã de quinta-feira, numa sessão de instrução com fogos reais de artilharia integrada no exercício “Eficácia 14”, que decorria em área de mato, no perímetro do campo militar.