O U.S. Customs and Border Protection (CBP) diz ter registado um número recorde de encontros com migrantes entre postos fronteiriços na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos da América (EUA) entre outubro de 2023 e julho deste ano.
O CBP regista um “encontro” na sua base de dados quando se depara com alguém que é inadmissível para entrar nos EUA ou quando os agentes de patrulha fronteiriça encontram alguém que atravessou ilegalmente a fronteira para os EUA entre postos fronteiriços.
O CBP relatou ter “encontrado” 19.498 migrantes em postos na fronteira norte entre outubro de 2023 e julho de 2024 – 15.612 deles no Setor Swanton, que corre ao longo da fronteira do Quebec com Nova Iorque e Vermont.
Embora os números ainda sejam insignificantes em comparação com a fronteira sul dos EUA, é mais do que o dobro dos 7.630 “encontrados” entre postos fronteiriços durante o mesmo período do ano anterior.
No ano anterior, o CBP informou ter “encontrado” apenas 2.238 imigrantes entre os postos fronteiriços da fronteira norte.
É um padrão que os especialistas dizem que pode ser um problema para o Governo do primeiro-ministro Justin Trudeau, à medida que a questão da imigração ilegal ganha destaque na campanha eleitoral nos EUA.
A cobertura noticiosa dos EUA sobre o aumento da migração através da sua fronteira setentrional intensificou-se durante o verão. Numa entrevista à Fox News, em 22 de agosto, depois de se ter queixado da migração ilegal na fronteira sul, o antigo presidente Donald Trump disse que os EUA tinham agora um problema na fronteira norte com os imigrantes vindos do Canadá.