As vendas a retalho no Canadá estão estáveis. Os dados foram hoje divulgados pela Statistics Canada, numa altura em que os consumidores canadianos estão a apertar os cordões à bolsa.
Os consumidores canadianos estão a apertar os cordões à bolsa, o que reforça a necessidade de o Banco do Canadá manter as taxas de juro estáveis na próxima semana.
As receitas dos retalhistas mantiveram-se estáveis em setembro, de acordo com uma estimativa antecipada da Statistics Canada divulgada na sexta-feira, 20 de outubro. O resultado seguiu-se a um declínio de 0,1% no mês anterior, que coincidiu com a estimativa média dos economistas.
As vendas diminuíram em seis dos nove subsetores, incluindo os concessionários de automóveis e os retalhistas de mobiliário, eletrónica e eletrodomésticos. Excluindo os automóveis, as vendas a retalho subiram 0,1%, contra as expectativas de uma descida de 0,1%.
Em termos de volume, as vendas a retalho caíram 0,7% em agosto.
A nível regional, as vendas diminuíram em seis das 10 províncias em agosto, com British Columbia (B.C.) a registar o maior decréscimo provincial. Em Vancouver, as vendas desceram 1,6%.
Cerca de 12% dos retalhistas canadianos declararam que as suas atividades comerciais em agosto tinham sido afetadas pela greve nos portos de B.C., de acordo com a Statistics Canada.
A agência não forneceu pormenores sobre a estimativa de setembro, que se baseou nas respostas de 36,5% das empresas inquiridas.