Mercado Imobiliário: Especialistas afirmam que o momento é de ‘hibernação de inverno’

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O Mercado imobiliário canadiano está numa fase chamada de ‘hibernação de inverno’ com menos vendas, listagens e preços baixos. É o que dizem especialistas do setor. Vamos já aos pormenores.

A estação das temperaturas baixas no Canadá começou agora, mas especialistas afirmam que desde o início do ano, o mercado imobiliário está na chamada ‘hibernação de inverno’ .

A conclusão é da Associação Canadiana de Mediadores Imobiliários que divulgou queda nos dados relativos às vendas de casas em Outubro. O percentual negativo foi de 5,6% em relação ao mês de Setembro.

Também caiu o percentual das novas listagens. Foram 2,3% menos novos anúncios de casas à venda, em comparação com o mês de Setembro. Esta foi, entretanto, a primeira queda desde março.

O mês de Outubro deste ano, para os especialistas, foi mais frio do que o habitual para o mercado imobiliário. A tendência é de que os novos compradores estejam a adiar os seus planos até à próxima primavera.

Entre os motivos para a ‘hibernação’ antecipada e longa, estão as elevadas taxas de juro. O abrandamento das vendas foi percebido principalmente nas maiores cidades do Canadá, nomeadamente Vancouver, Victoria, Calgary, Ottawa, Toronto e Montreal.

Apesar da queda nas vendas, os preços continuam em alta. Em Outubro, o valor médio de uma casa foi de 656,625 dólares – 1,8% acima do valor registado em igual período do ano passado.