Mercado imobiliário: Arrendamento em queda devido à diminuição de estudantes internacionais

Foto: Pexels

Os alugueres médios pedidos para todos os tipos de propriedades no país acabaram de registar a sua menor taxa de crescimento desde outubro de 2021, em grande parte devido à queda nas matrículas de estudantes internacionais, de acordo com o Rentals.ca e o último Relatório Nacional de Arrendamento da Urbanation.

No mês passado, os alugueres em todo o Canadá atingiram uma média de 2.193 dólares por mês.

“Os alugueres no Canadá estão aumentando a um ritmo lento em quase três anos, em grande parte como resultado da queda nas matrículas de estudantes estrangeiros em quase metade dos seus recordes, com o impacto mais sentido em British Columbia (B.C.) e em Ontário”, disse Shaun Hildebrand, presidente da Urbanation.

Apesar da desaceleração no crescimento dos preços, os alugueres estão 13,4% mais altos do que há dois anos e 25,2% mais altos do que há três anos.

Os alugueres de condomínios no Canadá caíram 1,7%, com média de 2.296 dólares em setembro. Os condomínios em Vancouver tiveram uma queda no aluguer médio de 13,6% para 3.232 dólares, enquanto os de Toronto caíram 7,7% para 2.745 dólares. Em Calgary, os alugueres de condomínios caíram 3,4% para 2.060 dólares.

Por outro lado, os apartamentos construídos para esse fim tiveram um aumento anual de aluguer de 5,4%, atingindo uma média de 2.138 dólares, com as unidades de estúdio apresentando o maior crescimento, de 11,1%, segundo o relatório.

Ontário e B.C. registaram os declínios anuais mais significativos nos alugueres, com os alugueres médios pedidos para apartamentos construídos para este fim e condomínios caindo 4,3% em Ontário, para 2.380 dólares, e 3,2% em B.C, para 2.570 dólares. Calgary e Montreal registaram quedas anuais de 2% nos alugueres.

Entre as principais cidades, Ottawa teve um ligeiro aumento de 0,8%, para 2.220 dólares e em Saskatchewan em 23,5% foi registado o maior aumento de qualquer província do país.

Os quartos em residências compartilhadas também ficaram mais caros em todo o Canadá, já que os alugueres de acomodações compartilhadas aumentaram 6,9% ao ano, atingindo uma média de 1.009 dólares em setembro.