Nos Açores, a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu manter em vigor as alterações ao trânsito no centro histórico da cidade. Dizemos-lhe ainda que a Marinha portuguesa salvou 562 vidas no mar em 2021, 79 das quais nos Açores.
A Marinha coordenou, durante o ano de 2021, 420 ações de busca e salvamento marítimo (SAR) das quais resultaram 562 vidas salvas.
Segundo um comunicado, a coordenação foi realizada através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, de Ponta Delgada e do Subcentro do Funchal.
De referir que nos Açores registaram-se 113 ações de busca e salvamento, tendo sido salvas 79 pessoas.
Na área relativa ao Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal em 2021, ocorreram 31 ações SAR nas quais foram salvas 41 pessoas.
As restantes ações, 276, ocorreram na área de ação coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento de Lisboa, das quais resultaram 442 pessoas resgatadas com sucesso.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu manter em vigor as alterações ao trânsito implementadas durante a quadra festiva no centro histórico.
De acordo com o presidente da Câmara, o objetivo é “ir ao encontro de uma cidade verdadeiramente sustentável do ponto de vista ambiental, social e económico”.
Pedro Nascimento Cabral fala na “ambição de promover uma cidade amiga do ambiente, que ofereça qualidade de vida e bem-estar aos seus cidadãos e com elevados padrões de atratividade do centro histórico para todos aqueles que optem por viver, trabalhar ou simplesmente visitar Ponta Delgada”.
Para o autarca importa fomentar padrões de vida ativos e saudáveis, através da “promoção da mobilidade sustentável e da criação de um ambiente urbano qualificado, acessível, verdadeiramente inclusivo, absolutamente centrado na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.
Recorde-se que desde o dia 9 de dezembro de 2021 que a circulação automóvel está interdita, com exceção de pessoas com mobilidade reduzida, em várias ruas de Ponta Delgada.