O Presidente da República português começou na quarta-feira, dia 13 de setembro, uma visita oficial de cinco dias ao Canadá, com um programa dedicado às comunidades emigrantes portuguesas. Ontem demos conta do primeiro dia do chefe de Estado em solo canadiano. Vamos agora saber pormenores do segundo dia, ainda em Montreal.
A visita oficial do Presidente da República português ao Canadá, com um programa dedicado aos emigrantes portugueses neste país, estende-se ao longo de cinco dias, até domingo, 17 de setembro, e inclui passagens por Montreal, Toronto e Mississauga.
Marcelo Rebelo de Sousa chegou a Montreal pelas 14h do dia 13 de setembro. Ao final do dia, o presidente jantou com a comunidade portuguesa no Hotel Le Windsor.
No segundo dia da estadia em Montreal, o chefe de Estado visitou o Centro Canadiano de Arquitetura, cujo acervo inclui arquivos do arquiteto português Álvaro Siza Vieira e outras figuras da arquitetura mundial, e a instituição Missão de Santa Cruz.
Ainda em Montreal, o Presidente da República deu um passeio a pé, até ao Parque de Portugal, seguindo mais tarde para Toronto.
Sexta-feira, dia 15, foi a data escolhida para o encontro entre Marcelo Rebelo de Sousa e o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, em Toronto, a maior cidade do país, onde fica até domingo.
Uma das obras emblemáticas inaugurada no âmbito da visita do Presidente da República a Toronto é um centro comunitário destinado aos idosos, o Magellan Center, mesmo no coração da comunidade portuguesa.