MALÁSIA TRAVA ATAQUE DE PIRATAS NO MAR DO SUL DA CHINA

malasiaA marinha da Malásia frustrou uma tentativa de ataque por parte de piratas a um petroleiro ao largo da sua costa leste, no Mar do Sul da China este domingo, tendo sido assistida pelas entidades congéneres da Indonésia e de Singapura, conseguindo impedir o ataque na noite de sábado.

O centro de vigilância da atividade de pirataria do IMB em Kuala Lumpur dá conta que os piratas afastaram-se do petroleiro depois de barcos patrulha da marinha terem chegado impedindo que saqueassem o navio.

Os piratas conseguiram escapar mas a tripulação e carga encontram-se a salvo, depois mais deste assalto nas águas ao largo das costas da Malásia, Indonésia e Singapura, que têm sido palco de uma série de ataques de piratas nos últimos tempos.

As Nações Unidas advertiram esta semana que o Sudeste Asiático se tem tornado num ‘centro’ da pirataria mundial, depois de uma repressão mundial ter reduzido o número de ataques ao largo da costa da Somália.

O número de ataques no Sudeste Asiático superou os 150 no ano passado, confirmando uma tendência de aumento iniciada em 2010, de acordo com um relatório do Instituto de Formação e Pesquisa da ONU (UNITAR).