MAIS TURISMO ESTE ANO

apavtAs estimativas apontam para o regresso ao crescimento do setor do turismo em Portugal e a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo adianta que as expectativas são positivas em relação às férias dos portugueses em 2014.

Já na altura da Páscoa, os operadores turísticos portugueses registaram um crescimento de dois dígitos e fica a ideia, com tudo o que se sabe até à data, que vai haver crescimento, finalmente”, adiantou o presidente da APAVT, que falava à Lusa durante o voo inaugural da TAP entre Lisboa e Bogotá, que teve lugar na terça-feira.

Pedro Costa Ferreira integrou a comitiva liderada pelo secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, que inclui o presidente do Turismo de Portugal, João Cotrim de Figueiredo e sublinhou que agora resta apenas consolidar a ideia inicial de crescimento.

Sobre os destinos que os portugueses estão a escolher para passar as férias de verão, Pedro Costa Ferreira destacou que este ano não haverá “diferenças relativamente ao anterior”, mas sim em termos de crescimento, explicando que “o turismo interno é aquele que lidera, depois as zonas de proximidade, a Espanha, as ilhas espanholas”.

Em destaque está também Cabo Verde, cuja preferência que tem vindo a crescer e que irá manter-se como um destino muito importante e à medida que se progride para o longo curso, aparecem as Caraíbas, o Brasil e, eventualmente agora outros destinos da America do sul.

É a estimativa face a algumas novidades, depois do primeiro voo para Bogotá, pois concerteza que são outros destinos que se abrem à perspectiva dos portugueses e que podem ter aqui alguma visibilidade.

Costa Ferreira deu como exemplo o caso de Miami, que “ganhou muito com as novas rotas da TAP e já tem uma visibilidade importante”.

Em relação ao congresso da associação alemã DRV — Deutscher ReiserVerband, que vai decorrer em Portugal em novembro de 2015 e que integra operadores turísticos alemães, Pedro Costa Ferreira explicou que o evento vai trazer “entre 800 a 1.000 agentes de viagens” a Lisboa, evento claramente disputado em todo o mundo”, decorrendo este ano em Abu Dhabi.

O presidente da APAVT destacou o facto de todos os ‘stakeholders’ da cadeia de valor do turismo terem atuado em conjunto para que Portugal ganhasse este evento.

De acordo com o presidente da APAVT, mais de 80% dos pacotes de férias para Portugal são vendidos por agências de viagens na Alemanha, daí também a importância da realização do evento no país.