Os Liberais do Ontário facilmente sobreviveram ao seu primeiro voto de confiança desde a eleição do dia 12 de junho, utilizando a sua maioria no Parlamento para aprovar o discurso do Trono.
Os Conservadores Progressivos e os Novos Democratas votaram contra o discurso de quinta-feira, mas os liberais suplantaram os partidos da oposição com uma votação 57-40, para aprovar o seu plano legislativo. A votação abre caminho para a reintrodução do orçamento provincial na segunda-feira.
A primeira-ministra Kathleen Wynne diz que o orçamento será idêntico ao apresentado no dia 1 de maio, que foi rejeitado por ambos os partidos de oposição, provocando a eleição provincial.
Nenhum outro assunto tem sido tratado desde que a legislatura retomou os trabalhos, na semana passada, porque o governo está a lutar com os Conservadores Progressivos e os Novos Democratas sobre a composição das Comissões.
Os liberais estão a exigir seis dos nove assentos parlamentares em cada Comissão, enquanto que os Tories e o NDP referem que o governo deveria ter apenas cinco assentos.
Os partidos da oposição juntos tiveram o controle das Comissões, nos últimos três anos, quando os liberais eram um governo de minoria, mas tudo isso mudou no mês passado, quando estes obtiveram a maioria.