MAIORIA DOS CANADIANOS OPÕE-SE À MUDANÇA DA LETRA DE HINO

Thinkstock
Thinkstock
Thinkstock
Thinkstock

Quando se trata do hino nacional, a maioria dos canadianos pensam que “O Canada” está bem conforme está, de acordo com uma nova sondagem da Forum Research.
Segundo a sondagem, dois terços dos canadianos de língua inglesa disseram que se opunham à alteração da letra “in all her sons command” para “in all of us command”.
Isto acontece depois de uma campanha online pedir ao governo de Harper para tornar o hino nacional numa versão mais neutra no que se refere ao género.
A campanha RestoreOurAnthem.ca, que é apoiada por mulheres canadianas notáveis, como a aclamada autora Margaret Atwood, a ex-primeira-ministra Kim Campbell e a senadora Nancy Ruth, refere que o hino inicial foi alterado em 1913 de “thou dost in us command” para “in all thy sons command”, sem motivo documentado, e acreditam que a sua proposta de mudança refletiria as letras originais do juiz Robert Weir. No entanto, a sondagem da Forum Research de cerca de 1.500 pessoas entrevistadas de todo o país sugere que o desejo de Atwood não é sentido pela maioria dos canadianos. A sondagem, que foi realizada em 21-22 de outubro, tem uma precisão de mais ou menos dois pontos percentuais. O maior grupo etário contra a mudança foi o de 18-34, com 71 por cento contra. Para além disso, a província de Alberta mostrou a maior resistência com 75 por cento opondo-se à ideia.
O grupo mais a favor da mudança foi o dos apoiantes do partido NDP, com 36 por cento a apoiar a proposta e os com raízes britânicas, com 37 por cento.