MAIORIA DOS CANADIANOS ACREDITAM QUE OLEODUTOS SÃO O MEIO MAIS SEGURO PARA TRANSPORTAR PETRÓLEO

Uma instalação de oleodutos e tanque de armazenamento é mostrada em Hardisty, Alberta. - 20 de junho de 2007. (Larry MacDougal/The Canadian Press)
Uma instalação de oleodutos e tanque de armazenamento é mostrada em Hardisty, Alberta. - 20 de junho de 2007. (Larry MacDougal/The Canadian Press)
Uma instalação de oleodutos e tanque de armazenamento é mostrada em Hardisty, Alberta. - 20 de junho de 2007. (Larry MacDougal/The Canadian Press)
Uma instalação de oleodutos e tanque de armazenamento é mostrada em Hardisty, Alberta. – 20 de junho de 2007. (Larry MacDougal/The Canadian Press)

A maioria dos canadianos acreditam que a forma mais segura de transporte de petróleo e gás natural no Canadá é através de oleodutos/gasodutos, de acordo com uma nova sondagem CTV News/Nanos Research.
A pesquisa mostra que 53 por cento dos canadianos acha que é possível, e 31 por cento acreditam que é de alguma forma possível, para o país transportar os seus recursos energéticos ao mesmo tempo que protege o meio ambiente.
Além disso, 70 por cento dos entrevistados disseram que os oledutos eram o meio mais adequado e de transporte mais seguro para os produtos energéticos.
Quando os entrevistados foram perguntados sobre qual o meio de transporte de petróleo e gás natural que eles acreditam ser o mais adequado e mais seguro para o Canadá, os entrevistados disseram:
– Oleodutos/Gasodutos: 70 por cento
– Não têm a certeza: 16 por cento
– Vagões ferroviários: 8 por cento
– Transporte de camião: 4 por cento
– Navios-tanque: 1 por cento
Os números vêm numa altura em que a Kinder Morgan aguarda para saber se o Conselho Nacional de Energia dará luz verde à expansão do oleoduto Trans Mountain.
O projeto de 7 mil milhões de dólares envolve a geminação de uma tubagem existente que se estende a partir de Edmonton para os subúrbios de Vancouver.
A pesquisa também mostrou que 38 por cento dos canadianos discordam que as províncias possam interromper os planos para um projeto nacional de infraestrutura, como um oleoduto/gasoduto.
No entanto, a Nanos apontou que quase 48 por cento dos inquiridos no Quebec, e mais de 58 por cento na Colúmbia Britânica, concordaram que as províncias devem ser capazes de interromper os planos.
A sondagem também constatou o apoio da maioria para programas de incentivo governamentais para o uso de energia alternativa.
Quase nove em cada 10 canadianos, segundo a sondagem, apoiam ou de alguma forma apoiam que o governo ofereça incentivos federais para que os canadianos possam utilizar fontes alternativas de energia, como veículos elétricos ou painéis solares.
Quando perguntado sobre o seu nível de satisfação com o trabalho que as agências reguladoras governamentais estão a fazer para proteger a segurança pública quando se trata do transporte de petróleo e gás natural, 18 por cento dos canadianos disseram que estavam satisfeitos, enquanto 34 por cento disseram que estavam de alguma forma satisfeitos. Outros dezoito por cento disseram que estavam insatisfeitos, com 22 por cento a afirmar que estavam de alguma forma insatisfeitos.

Metodologia: A sondagem CTV News/Nanos Research foi realizada entre 31 de março e 4 de abril, abrangendo uma amostra aleatória de 1.000 canadianos. Tem uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais.

Fonte: CTV News