Lixo indesejado: Resíduos canadianos encontrados no Myanmar, revela investigação

Foto: Emmet/Pexels
Foto: Emmet/Pexels

Resíduos canadianos foram encontrados no Myanmar, apesar de o país ter prometido não exportar lixo indesejado para o estrangeiro. É o que revela uma investigação jornalística liderada pela Lighthouse Reports.

Lixo canadiano foi encontrado em montanhas de resíduos plásticos que estão a sufocar a cidade de Shwepyithar no Myanmar.

Um projeto conjunto liderado pela organização noticiosa de investigação britânica Lighthouse Reports está a revelar o crescente problema das descargas no Myanmar, onde o golpe militar de 2021 deixou os residentes locais impotentes para reagir.

O Canadá faz parte de um tratado internacional para evitar o despejo de resíduos de plástico nos países em desenvolvimento e nunca emitiu uma autorização para o seu envio para Myanmar.

Embora se acredite que as fábricas locais sejam em parte responsáveis pelos resíduos, a investigação jornalística avança que não há dúvida de que grande parte do lixo veio do estrangeiro.

Ao que tudo indica, no local, encontram-se resíduos de marcas da Europa e da América do Norte, incluindo vários artigos facilmente identificados como sendo originários do Canadá.

A maior parte parece ser lixo pós-consumo – o tipo de lixo que os canadianos provavelmente atiram para o caixote na sua cozinha, sem fazer ideia de que acabaria no topo de um monte de lixo a 11 mil quilómetros de distância.

Questionado pela imprensa, o departamento do Ambiente diz que não rastreia os resíduos de plástico que não necessitam de autorização.