A concentração de algumas Urgências durante o período noturno, entre as 20h00 e as 08h00, no âmbito do projeto Urgência Metropolitana de Lisboa (UML), avança já a 2 de setembro, apurou o CM.
O sistema funcionará em rotatividade – em princípio de mês a mês, ou de dois em dois meses – entre o Centro Hospitalar de Lisboa Norte (CHLN), do qual fazem parte os Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, e o Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), ao qual pertencem as unidades de saúde de São José, Santa Marta, Capuchos, Curry Cabral, Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa.
O objetivo é que estes dois centros hospitalares tenham todas as especialidades, mas que as Urgências funcionem em rotatividade e que as equipas dos serviços de Urgência de cada hospital reforcem os que estiverem a funcionar. Ou seja, quando cabe ao CHLN receber as Urgências, os médicos do CHLC vão trabalhar no Santa Maria, e vice-versa. No que diz respeito ao grande trauma, a situação mantém-se. Ambos os centros hospitalares vão ter o serviço de Urgência à noite.
O apoio noturno de Neurocirurgia também se mantém no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, ao qual pertencem os hospitais São Francisco Xavier, Egas Moniz e Santa Cruz, e no Hospital Garcia de Orta, em Almada.