Lince do Canadá: Thomas Jung avistou animal raro a 50 metros

FOTO: SCREENSHOT/YOUTUBE/ ScienceAlert
FOTO: SCREENSHOT/YOUTUBE/ ScienceAlert

Os smartphones mudaram as nossas vidas de muitas maneiras, até porque temos sempre uma câmara para captar ocasiões especiais, acontecimentos estranhos, e talvez a ocasional e rara observação de vida selvagem. A 29 de agosto de 2020, em Yukon, Thomas Jung, biólogo da Universidade de Alberta, viu algo que sabia que poucos tinham testemunhado antes.

Felizmente para nós, Jung conseguiu tirar rapidamente o telemóvel e começar a filmar, dando ao mundo um olhar sobre um lince canadiano de pelagem preta. O vídeo foi recentemente revelado

Um lince do Canadá com pelagem preta foi apanhado por um investigador, que realizou o primeiro registo do felino raro em vídeo. O avistamento feito em local próximo à cidade de Whitehorse, em Yukon, a 29 de agosto de 2020 foi descrito num artigo publicado na revista Mammalia, no último dia 10 de outubro.

O pelo destes grandes felinos é tipicamente cinzento prateado no inverno, e um castanho avermelhado mais escuro durante os meses de verão. O aspeto de um lince canadiano preto é, portanto, de grande interesse para os especialistas, por não existirem registos.

Thomas Jung, biólogo da Universidade de Alberta, viu o animal a uma distância de cerca de 50 metros. O lince, curiosamente, não pareceu muito perturbado com a presença de pessoas nas proximidades. O clipe tem 30 segundos e, embora a filmagem seja bastante instável e não contenha uma imagem totalmente nítida, vários peritos confirmaram que a criatura é de facto um lince canadiano.

“Tinha uma pelagem preta contendo pelos cinzentos esbranquiçados de guarda, bem como pelos cinzentos esbranquiçados na rufla facial e nas regiões da tribuna e dorsal”, relata Jung.

O animal teria melanismo, que é uma condição em que uma mutação genética gera maior produção de melanina, o que fez com que o lince tivesse pelagem de coloração escura.

Tenha isto em mente da próxima vez que levar o smartphone: além de tirar fotografias das crianças e dos animais de estimação, poderá também ter a oportunidade de gravar filmagens de um animal que nunca foi visto antes.