Liberais lideram sondagens e conservadores perdem mais um candidato

Foto: Facebook Elections Canada

O líder liberal Mark Carney retomou a sua campanha na corrida eleitoral federal a 3 de abril, após um desvio em direção a Ottawa para reuniões sobre as últimas tarifas do Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump.

Antes de se dirigir para Montreal em campanha, Carney reuniu-se virtualmente com os premiers do Canadá, para definir a resposta às tarifas.

O líder do NDP, Jagmeet Singh, também esteve em Ottawa e Montreal a 3 de abril. Por sua vez, o líder conservador, Pierre Poilievre, passou por Kingston e Oshawa, em Ontário.

No entanto, a campanha dos conservadores sofreu umnovo afastamento de candidato a 2 de abril. Em 2 dias, Don Patel, candidato conservador por Etobicoke North, foi o quarto deputado do partido a ser afastado. O partido justificou a retirada do candidato com alegada conduta indevida nas redes sociais, envolvendo possível discurso de ódio com referência à Índia.

Enquanto isso, uma nova sondagem da Nanos Research, com uma amostra de três dias que encerrou a 2 de abril, mostrou que os liberais estão a conquistar mais posições. A sondagem coloca o Partido Liberal com nove pontos de vantagem sobre o Partido Conservador. Os dados indicam que os liberais de Mark Carney contam com 46% das intenções de voto e os conservadores de Pierre Poilievre com 37%.

Os restantes partidos estão abaixo dos dois dígitos percentuais: o NDP regista 9%, o Bloc Québécois 6%, o Partido Verde do Canadá 2% e o Partido Popular do Canadá 1%.

Para além disso, com a aproximação da ida às urnas, a Elections Canada divulgou todas as informações necessárias para o exercício do direito de voto.

Em primeiro lugar, é necessário confirmar que está registado como eleitor, e quem não estiver deve fazê-lo na página da Elections Canada, por telefone 1-800-463-6868 ou presencialmente, num dos cerca de 500 escritórios da Elections Canada.

Os cidadãos podem optar por votar antecipadamente, entre 18 e 21 de abril, ou no próprio dia 28 de abril, na sua secção eleitoral. Há também opção de voto por correio, sendo o dia 22 de abril o último dia para registo nesta modalidade de voto.

Por fim, os eleitores podem ainda exercer o direito de voto nos escritórios locais da Elections Canada antes de 22 de abril. De 13 a 16 de abril, decorre o programa de votação da Elections Canada nos campus das universidades e faculdades do país.