Os Liberais do Ontário anunciaram um novo financiamento para ajudar as mulheres a engravidar através de fertilização in vitro (FIV), uma decisão que foi bem acolhida por famílias que lutam contra a infertilidade.
A ministra da Saúde Deb Matthews fez o anúncio na quinta-feira de manhã, dizendo que enquanto ela não sabia o custo exato, é esperado que o Ontário pague $50 milhões por ano, se o programa for totalmente implementado. A partir do próximo ano, o governo propõe contribuir para os custos de um ciclo de tratamento de FIV por paciente para todas as formas de infertilidade. Um painel consultivo vai determinar o quanto cada casal receberá, bem como quem é elegível.
No entanto, as famílias ou os seus planos de saúde vão continuar a pagar o custo dos tratamentos com medicamentos associados e serviços auxiliares, que podem custar milhares de dólares. A ministra da Saúde disse que o governo ainda não decidiu se vai compensar os custos do ciclo de tratamento através de um crédito fiscal ou por meio do Plano de Saúde do Ontário.
O governo estima que 4.000 pessoas vão beneficiar do financiamento.
Atualmente, um em cada seis casais na província é afetado por infertilidade em algum momento das suas vidas, e os bebés nascidos através de tratamentos de infertilidade representam agora cerca de um a dois por cento dos nascimentos no Ontário.
O Quebec tornou-se a primeira jurisdição na América do Norte a pagar por tratamentos de fertilidade em 2010, incluindo o custo dos medicamentos, de três a seis ciclos de fertilização in vitro.
Por seu lado, a província de Manitoba oferece um crédito de imposto para cobrir parte dos custos até um máximo de $8.000 por ano.