Os Liberais do governo do Ontário estão a defender a decisão de adjudicação de um contrato de segurança privada de $81 milhões a uma empresa americana para os Jogos Pan-Americanos 2015 de Toronto.
Estes dizem que a Polícia Provincial do Ontário (OPP, na sigla inglesa) considerou todas as propostas e decidiu que a Contemporary Security Canada
(CSC) era aquela que melhor cumpria os requisitos.
Mas os partidos da oposição estão a questionar o motivo por que eles ignoraram uma empresa com sede em Ontário, cuja proposta era declaradamente $14 milhões mais baixa.
A OPP garante que seguiu todas as regras e que a maioria dos seguranças contratados para os Jogos Pan-americanos deverão vir da região do Ontário.
Os Liberais apontam que a CSC tem experiência em grandes eventos similares, incluindo as Olimpíadas, e os custos do contrato encaixam dentro do seu orçamento para a segurança privada.
Mas os Conservadores referem que este tipo de experiência não é necessária, quando todos os guardas vão estar disponibilizar a segurança básica em cada local.
Os jogos terão lugar em 34 locais de competição diferentes, no sul do Ontário, desde Niagara, no sul, até Orillia, no norte, decorrendo entre
07-26 de julho, seguidos dos Parapan Am Games, previstos para o período de
7-15 agosto.
O orçamento total para os Jogos está agora estimado em $2,5 mil milhões.