Por estes dias, Justin Trudeau está em Bali, onde participa na cimeira do G20. Na Indonésia, o primeiro-ministro canadiano prometeu financiar infraestruturas e o fabrico de vacinas em países em desenvolvimento.
O primeiro-ministro do Canadá acaba de anunciar um financiamento destinado aos países em desenvolvimento. O objetivo é fazer com que melhorem as suas infraestruturas e fabriquem vacinas contra a Covid-19.
Justin Trudeau fez o anúncio na cimeira do G20, em Bali, na Indonésia. O governante prometeu doar 750 milhões de dólares para que uma corporação da Coroa financie projetos de infraestruturas na Ásia ao longo de três anos, a partir de março de 2023.
Trata-se da maior fatia da futura estratégia indo-pacífica anunciada até agora pelos liberais. Faz parte de um projeto do G20 destinado a ajudar países de baixa e média renda a terem cidades mais seguras e sustentáveis.
Trudeau diz que o financiamento também vai fortalecer as cadeias de abastecimento e criar bons empregos.
A alegada interferência da China nas eleições federais de 2019 também é um assunto em cima da mesa na cimeira do G20. Trudeau abordou o assunto numa breve conversa com o Presidente da República Popular da China.
De acordo com uma fonte do Governo, Trudeau iniciou a conversa com Xi Jinping após uma reunião matinal de líderes mundiais. A dupla trocou ideias durante alguns minutos, falando sobre os relatórios eleitorais, bem como da invasão russa da Ucrânia e da Coreia do Norte. Jinping e Trudeau combinaram manter contacto.