Justin Trudeau começou hoje uma ronda de consultas à oposição. O discurso do trono da próxima semana é o tema em cima da mesa.
Depois de um encontro ministerial de dois dias, Trudeau avançou para a consulta dos partidos da oposição. A uma semana do discurso do trono, o primeiro-ministro falou virtualmente com vários líderes partidários do Canadá.
Um deles foi Yves-Francois Blanchet, do Bloc Quebecois, que está de quarentena, à semelhança dos seus 31 deputados federais, devido a um assessor do partido que testou positivo ao novo coronavírus. Também a mulher de Blanchet foi diagnosticada com a covid-19.
Na quinta-feira, dia 17, o primeiro-ministro falou ainda com Elizabeth May, do Green Party. Já as consultas a Jagmeet Singh, do NDP e a Erin O’Toole, do Partido Conservador, ficaram marcadas para sexta-feira. Também o recém-eleito líder conservador está em isolamento, na sequência do teste positivo de um dos membros da sua equipa.
O discurso do trono está praticamente finalizado, mas o governo reitera a importância das consultas à oposição. Em teoria, se Trudeau não reunir o apoio dos opositores, o seu governo minoritário pode cair.