JOVENS “INVADEM” CASA DA MÚSICA PARA HOMENAGEM A PIANISTA HELENA SÁ E COSTA

Casa da Música A Casa da Música vai receber 450 jovens músicos, no domingo no Porto, para uma maratona de concertos de instrumentos de tecla, para celebrar os 101 anos do nascimento de Helena Sá e Costa, pianista de referência do século XX.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento apresenta recitais de música nas salas de ensaio e de concerto, corredores e elevador monta-pianos da Casa da Música realizados por 450 jovens músicos de 44 escolas vocacionais do país.
A iniciativa chama-se “101 Teclistas para a Dona Helena” decorre domingo, entre as 10:00 e 18:00, por um euro.
Helena Sá e Costa era natural do Porto, viveu entre 1913 — 2006, foi pianista, concertista e professora, considerada uma referência da música portuguesa do século XX.
Filha e neta de músicos notáveis, a pianista teve uma carreira internacional, tocando em salas de Espanha, Alemanha, Áustria, França, Inglaterra, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Suíça, Hungria e Itália.
Fundadora da Escola Superior de Música do Porto, Helena Sá e Costa formou, como professora, gerações sucessivas de pianistas em Portugal e no estrangeiro.
O enceramento da celebração do legado de Helena Sá e Costa estará a cargo do pianista búlgaro Evgeni Bozhanov, apresentando um recital a solo, sendo referenciado pelos prémios ganhos nos concursos internacionais Queen Elizabeth (Bruxelas), Chopin (Varsóvia) e Van Cliburn (Fort Worth).