John Tory: Antigo presidente da Câmara de Toronto violou conduta

FOTO: JOHN TORY/X
FOTO: JOHN TORY/X

John Tory violou dois artigos do código de conduta da Câmara de Toronto enquanto presidente, segundo as conclusões do comissário para a integridade. O ex-presidente da autarquia violou o código de conduta na relação com uma funcionária e nas votações subsequentes sobre a candidatura da cidade de Toronto como uma das sedes do próximo mundial de futebol.

O antigo presidente da Câmara de Toronto, John Tory, violou o código de conduta da autarquia ao envolver-se numa relação pessoal com uma funcionária e ao participar nas votações do conselho sobre o Campeonato do Mundo de Futebol da FIFA. Isto depois de a mesma funcionária ter deixado a Câmara Municipal para trabalhar para uma empresa que ajudava a organizar o evento, segundo o comissário para a integridade de Toronto.

Tory iniciou uma relação consensual com uma funcionária política que trabalhava no gabinete, referida no relatório como ‘Sra. A’, no verão de 2020, e acabou por se demitir por causa disso quase três anos depois.

Num relatório de 122 páginas divulgado na quinta-feira, 5 de outubro, o comissário para a integridade Jonathan Batty diz ter descoberto que Tory violou o Código de Conduta do conselho com o relacionamento.

O comissário para a integridade também considerou que John Tory violou o código ao participar em duas votações do conselho sobre a candidatura de Toronto ao Campeonato Mundial de Futebol da FIFA, porque a antiga funcionária tinha passado a trabalhar numa empresa envolvida no assunto. Votar sobre um assunto que poderia ter tido um impacto direto no emprego da ‘Sra. A’, enquanto ainda mantinha uma relação com ela, constituiu um uso impróprio de influência, decidiu o comissário.

Numa declaração, o antigo presidente da Câmara afirmou que “aceita plenamente” que podia e devia ter tratado o assunto de forma diferente.

“Lamento sinceramente o impacto que as minhas ações tiveram em tantas pessoas na minha vida e na população da cidade de Toronto, que tive a honra de servir durante tantos anos”, escreveu Tory. “Tentei lidar com esta situação de uma forma honrosa e estou ansioso por encontrar novas formas de contribuir para o êxito da cidade que amo.”