Jogos Olímpicos: Dois membros da equipa olímpica canadiana expulsos devido a um incidente com um drone

Foto: Silvia Izquierdo

Um analista e um assistente técnico do Canada Soccer foram afastados da equipa olímpica canadiana e “enviados para casa imediatamente” na sequência de um incidente com um drone, segundo o Comité Olímpico Canadiano (COC). O COC declarou que o incidente envolveu um membro não acreditado da equipa de apoio da Canada Soccer que foi detido pelas autoridades locais em Saint-Étienne, França, por alegadamente ter usado um drone para gravar a equipa de futebol feminino da Nova Zelândia durante o treino.

O Comité Olímpico da Nova Zelândia (NZOC) apresentou uma queixa formal, expressando choque e deceção. Em resposta, a treinadora principal do Canada Soccer, Bev Priestman, pediu desculpas e anunciou a sua retirada voluntária de um próximo jogo contra a Nova Zelândia para sublinhar o compromisso da equipa com a integridade. “Em nome de toda a nossa equipa, quero, antes de mais, pedir desculpa aos jogadores e ao pessoal do futebol neozelandês e aos jogadores da equipa do Canadá”, disse Priestman.

A equipa da Canada Soccer será submetida a uma formação ética obrigatória. Este incidente é o eco de um acontecimento semelhante em 2021, quando um drone foi visto a sobrevoar a equipa masculina de futebol das Honduras durante uma sessão de treino em Toronto. A equipa da Nova Zelândia é a primeira adversária da equipa canadiana nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.