INTERPOL PROCURA ‘VIÚVA BRANCA’

A ‘Viúva Branca’ (à esquerda) é relacionada ao ataque de Nairobi que custou a vida a pelo menos 72 pessoas. Novas fotos revelam estragos causados no centro comercial da capital do Quénia (ao lado) (Foto Reuters)
A ‘Viúva Branca’ (à esquerda) é relacionada ao ataque de Nairobi que custou a vida a pelo menos 72 pessoas. Novas fotos revelam estragos causados no centro comercial da capital do Quénia(Foto Reuters)
A ‘Viúva Branca’ (à esquerda) é relacionada ao ataque de Nairobi que custou a vida a pelo menos 72 pessoas. Novas fotos revelam estragos causados no centro comercial da capital do Quénia (Foto Reuters)

A Interpol emitiu ontem um mandado de captura em nome da britânica Samantha Lewthwaite, de 29 anos. Conhecida como ‘Viúva Branca’, era casada com um dos terroristas suicidas responsáveis pelos atentados de 2005 em Londres, e tem sido relacionada com o ataque ao centro comercial de Nairobi, que fez pelo menos 72 mortos.
O mandado foi emitido a pedido do Quénia, país onde decorre, neste momento, o julgamento de Jermaine Grant, cúmplice de Lewthwaite num plano desmascarado em 2011 para matar turistas britânicos.
Durante as investigações desse caso a polícia descobriu uma coleção de lingerie sexy numa casa alugada pela ‘Viúva Branca’ em Mombaça. A descoberta é curiosa porque a jovem era uma islâmica estrita. Desde que se converteu, aos 15 anos de idade, usava o véu islâmico e uma túnica que a cobria até aos pés.
Na sequência do ataque de Nairobi, que se prolongou por quatro dias, tempo necessário às forças da ordem para tomarem o controlo do centro comercial visado pelos radicais islâmicos, afirmou-se que Lewthwaite estava entre os cinco terroristas mortos no assalto final. Mas esta especulação não foi confirmada.
A ‘Viúva Branca’ é filha de um soldado britânico e cresceu nos arredores de Londres. Aos 15 anos tornou-se amiga de uma família islâmica e converteu-se. Em 2003 conheceu Germaine Lindsay na internet e casou-se com ele. Quando, em 2005, Germaine fez explodir uma bomba no metro londrino estava grávida do segundo filho.