Inquérito: 80% dos canadianos apoiam direito ao aborto

FOTO: UNSPLASH

A maioria dos canadianos (80%) é a favor do direito das mulheres a abortar, se assim o desejarem, enquanto cerca de um em cada 10 (11%) se opõe e 9% não sabem qual é a sua posição nesta matéria. As mulheres e os homens com 55 anos ou mais são mais favoráveis ao direito de escolha da mulher (respetivamente 84%).

A sondagem da Leger também sugere que metade dos canadianos (49%) considera que a situação nos Estados Unidos da América (EUA) no que se refere ao direito ao aborto terá um impacto no Canadá, enquanto cerca de três em cada 10 canadianos (31%) pensam que não. Os homens (35%), as pessoas com idade igual ou superior a 55 anos (35%) e os habitantes do Quebec (37%) são mais suscetíveis de pensar que a situação relativa ao direito ao aborto nos EUA não terá impacto no Canadá.

Cerca de um em cada quatro canadianos (27%) considera que o partido político de Justin Trudeau é o mais empenhado na proteção do direito ao aborto, enquanto perto de um em cada três (32%) considera que o partido de Pierre Poilievre é o menos empenhado na proteção desses mesmos direitos.

Um em cada quatro canadianos (25%) apoiaria que os diferentes níveis de Governo proibissem discussões sobre orientação sexual e identidade de género nas escolas da sua província. Isto representa uma diminuição significativa de 12 pontos percentuais em comparação com os resultados obtidos em outubro de 2023.

A sondagem da Leger também sugere que o apoio à ideia de uma província utilizar a cláusula de não prejuízo para proibir discussões sobre orientação sexual e identidade de género nas escolas diminuiu significativamente desde o outono.