Inflação nos alimentos: Leger: 2 em cada 5 canadianos boicotam a Loblaw

FOTO: UNSPLASH

Quase dois terços dos canadianos consideram que a inflação nas mercearias está a piorar, segundo uma nova sondagem, apesar de a inflação dos produtos alimentares ter vindo a diminuir.

A sondagem do Leger revelou que quase 30% dos canadianos consideram que a inflação alimentar foi causada principalmente pelos supermercados que tentam aumentar as margens de lucro. Outros 26% pensam que se deve principalmente a fatores económicos globais, enquanto um em cada cinco culpa o Governo federal

A inflação nas mercearias foi de 1,4% em abril e ajudou a baixar a inflação global para 2,7%, segundo o Statistics Canada.

No entanto, mesmo uma inflação baixa significa que os preços estão a subir. E nos últimos três anos, os preços dos produtos de mercearia aumentaram 21,4%, segundo a agência.

No início de maio, um grupo de consumidores organizou um boicote às lojas da Loblaw devido à frustração com os preços mais elevados.

Sete em cada 10 canadianos inquiridos afirmaram ter conhecimento do boicote em curso e 58% afirmaram apoiá-lo, mas apenas 18% afirmam que eles próprios ou alguém do seu agregado familiar aderiram ao boicote.

A sondagem destaca as diferentes opiniões dos residentes rurais e urbanos sobre o boicote e sugere que é mais difícil para os que vivem fora de uma zona urbana participar num boicote às mercearias propriedade da Loblaw.

Cerca de metade dos canadianos considera injusto o facto de o boicote visar apenas a Loblaw e quase dois terços dos inquiridos não consideram que o boicote tenha efeitos sobre os preços das mercearias.