Os incêndios florestais estão a aumentar no oeste do Canadá, deslocando milhares de pessoas, uma vez que os incêndios florestais ameaçam as suas comunidades, dando origem a ordens e alertas de evacuação.
Em British Columbia (B.C.), uma área cada vez maior em torno da comunidade de Fort Nelson, no nordeste do país, está a ser evacuada, com o incêndio de Parker Lake a arder nas proximidades e o incêndio de Patry Creek, de maiores dimensões, a lavrar a noroeste.
Ambos os incêndios estão listados no Serviço de Incêndios Florestais de B.C. como “incêndios dignos de nota”, com o incêndio de Parker Lake a medir 84 quilómetros quadrados e o incêndio de Patry Creek a cobrir uns impressionantes 464 quilómetros quadrados.
A norte de Cranberry Portage, Man, um incêndio florestal fora de controlo, com 316 quilómetros quadrados, obrigou os mais de 500 habitantes da zona a fugir das suas casas.
As condições variáveis dos incêndios no nordeste de B.C. obrigaram a RCMP a deslocar um dos seus pontos de controlo de segurança para fora de Fort Nelson.
O presidente da Câmara, Rob Fraser, lançou um apelo aos residentes para que não tentem regressar às suas casas durante a ausência da RCMP.
Embora o incêndio florestal de Parker Lake, nas proximidades, seja o incêndio que desencadeou a evacuação da área de Fort Nelson, o incêndio de Patry Creek, a cerca de 25 quilómetros a norte da comunidade, de acordo com especialistas, cresceu substancialmente no início desta semana, devido aos ventos fortes e condições mais secas.