Incêndios Florestais: Chamas em Jasper transformam-se em tempestade de fogo

Foto: Pexels

Um dos dois incêndios florestais, que originou a evacuação da histórica cidade turística de Jasper, em Alberta, a 22 de julho, transformou-se numa tempestade de fogo, devido aos ventos intensos.

Queimou com tanta intensidade e velocidade que consumiu casas e empresas numa onda de chamas, lançou nuvens de cinzas e chamas a centenas de metros de altura.

James Eastham, oficial de informações sobre os incêndios florestais do Parks Canada, disse que os bombeiros depararam-se com uma parede de chamas, entre 90 a 120 metros de altura, que se mostrou impossível de conter.

A cidade de Jasper enfrentou uma ‘perda significativa’ de edifícios e infraestrutura provocada pelo incêndio, mas a extensão dos danos ainda é desconhecida. As autoridades do parque comunicaram que vários edifícios na cidade histórica no coração do Parque Nacional Jasper foram perdidos.

Infraestruturas como a estação de tratamento de águas residuais, o hospital, instalações de comunicação e o oleoduto Trans Mountain estavam entre os edifícios ameaçados.

As autoridades referiram ainda que foram efetuados todos os procedimentos, mas os esforços de baldeamento por helicópteros falharam, pela necessidade de recuo das equipas, por segurança. Os ventos fortes dificultaram as condições de voo.

Também a última tentativa de usar queimadas controladas para redirecionar o fogo para barreiras naturais como a estrada nacional 16 e o ​​rio Athabasca falhou.

Os primeiros socorristas acabaram sendo forçados a deixar a cidade, permanecendo apenas bombeiros estruturais equipados com respiradores individuais.

O presidente da Câmara Municipal de Jasper, Richard Ireland, partilhou que estes incêndios revelaram-se o pior pesadelo da comunidade. Acrescentou ainda que foi uma batalha impossível, pelo poder da natureza, mesmo com centenas de pessoas e máquinas no solo e no céu trabalhando para proteger a comunidade.

Mike Flannigan, chefe de pesquisa de inovação em serviços preditivos, gerenciamento de emergências e ciência do fogo na Universidade Thompson Rivers, disse que a intensidade do incêndio criou o seu próprio sistema climático, pois as nuvens geradas pelo calor e pela combustão no solo criaram uma tempestade de fogo que pode desencadear diversas condições meteorológicas, incluindo trovões, relâmpagos e ventos.

De acordo com o Meio Ambiente do Canadá, chuvas fortes começaram, durante a noite de 24 de julho, na região, com a previsão da queda de 30mm de água e o enfraquecimento do vento foram condições para um período de calma dos incêndios florestais.

Numa publicação nas redes sociais, a 24 de julho, o primeiro-ministro Justin Trudeau disse que Ottawa aprovou o pedido de assistência federal de Alberta e que o governo federal mobilizou os recursos necessários para Alberta.

No entanto, alguns habitantes e empresários de Jasper manifestaram o seu pesar em relação ao que consideram ter sido uma ação tardia do governo federal.