Os membros da família, reunidos para prestar uma homenagem à vida e legado de Jack Layton, dizem que a estátua de bronze inaugurada na quinta-feira, na margem do lago Ontário, trouxe de volta “uma enxurrada de memórias alegres.”
A escultura em tamanho real retrata o ex-líder do NDP Federal, que chegou a ser vereador da cidade de Toronto, sentado no banco detrás de uma bicicleta tandem.
A revelação da estátua, um presente da Ontario Federation of Labour, coincidiu com a mudança de nome do terminal do ferry que liga a cidade à Toronto Island, com o nome do popular político.
A deputada Olivia Chow afirma que a estátua e a mudança de nome do terminal de ferry foram grandes honras e teriam significado muito para o seu marido, que morreu a 22 de agosto de 2011. Chow recordou que ela e Layton casaram-se na Toronto Island há 25 anos e que uma bicicleta tandem foi um presente de casamento que deram um ao outro.
Os visitantes vão poder sentar-se no banco da frente e tirar a sua foto, embora o lugar de Chow tivesse sido sempre na parte de trás.
Layton morreu aos 61 anos após uma batalha contra o cancro, poucos meses depois de liderar, pela primeira vez, os Novos Democratas (NDP) ao estatuto de Oposição oficial.