Importação: Canadá impõe tarifa de 100% sobre veículos elétricos, aço e alumínio da China

Foto: CityNews

O Governo federal canadiano informou que vai impor tarifas sobre veículos elétricos fabricados na China, bem como sobre o alumínio e o aço chineses, num esforço de proteção da produção nacional.

O primeiro-ministro Justin Trudeau disse que será imposta uma tarifa de 100% sobre os veículos elétricos, juntamente com tarifas de 25% para o alumínio e o aço.

As marcas chinesas não têm grande presença no mercado de veículos elétricos do Canadá no momento, mas as importações da China aumentaram exponencialmente no ano passado, quando a Tesla trocou as suas vendas canadianas de fábricas nos Estados Unidos da América (EUA) para a sua unidade de produção em Xangai.

O presidente dos EUA, Joe Biden, quadruplicou a tarifa de importação dos EUA sobre os veículos elétricos fabricados na China para 100% em maio, citando subsídios injustos do Governo chinês aos fabricantes chineses de veículos elétricos.

Os EUA também aumentaram tarifas sobre uma longa lista de outros produtos chineses, incluindo células solares, chips de computador, equipamentos médicos e baterias de íons de lítio.

Trudeau anunciou assim que o Canadá vai aproximar-se destas medidas já implementadas no país vizinho, considerando também medidas adicionais, incluindo chips de computador e células solares, para proteger os trabalhadores canadianos das práticas não comerciais “injustas” da China.