IMPACTO GRANDE DO MUNDIAL NA ECONOMIA PORTUGUESA

mundialO campeonato do mundo no Brasil vai ter um impacto na economia portuguesa pode variar entre 200 a 609 milhões de euros, de acordo com a estimativa do IPAM que atribui a diferença de cerca de 400 milhões à dependência do sucesso obtido na competição.

A escola de marketing do IPAM baseou o estudo num modelo de previsão da agência estatal britânica, UKSports e indica ainda que o impacto de receitas como as de publicidade, transmissão e apostas, será de 200 milhões mesmo que Portugal não se qualifique para o campeonato a ter lugar no Brasil.


Por outro lado, com a qualificação e participação em três jogos da fase de grupos o encaixe para a economia será de 438 milhões de euro e deste montante, 110 milhões são relativos à fase do estágio e 167 milhões relativos aos jogos oficiais.
Depois, a competição deverá ter ainda um impacto de 161 milhões nas fases finais (oitavos, quartos, meias finais e final), mesmo se não contar com a participação da equipa portuguesa nesta fase.
Já no caso de Portugal ser campeão do mundo, a economia portuguesa poderá registar um acréscimo de atividade de 609 milhões de euros, no total.
Quanto às marcas patrocinadoras, por cada vitória da equipa portuguesa chegam mais longe na competição e podem obter um retorno de 150 milhões de euros se Portugal avançar até às meias-finais, pelo seu apoio à Seleção nacional de futebol, pelo menos se chegar as meias-finais.