O Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) está “em rutura”, no que toca ao seu modelo organizacional. É o que consta de um relatório agora tornado público. Recorde-se que o departamento federal acaba de introduzir grandes mudanças, com o objetivo de melhorar a sua operação.
O Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) implementou grandes mudanças, na última semana de setembro, no âmbito de um novo plano para melhorar as suas operações.
Inúmeros setores do departamento federal foram reorganizados, nomeadamente em matéria de refugiados, cidadania e passaportes, migração económica, familiar e social ou política estratégica.
Agora, um relatório tornado público dá mais contexto às medidas introduzidas. Feito no início do ano por um anterior ministro-adjunto do IRCC, a análise conclui que o modelo organizacional do departamento está “em rutura”, mantendo-se operacional “graças ao trabalho árduo e à dedicação do pessoal”.
Neil Yeates dá vários motivos para os problemas do atual modelo do IRCC, mas salienta dois: um ambiente operacional difícil no Canadá e a nível mundial; e, em segundo lugar, o crescimento exponencial do departamento, desde que a sua atual estrutura organizacional foi introduzida, há mais de 20 anos.
Para realçar este ponto, o ex-ministro-adjunto observa que a força de trabalho total do IRCC cresceu de 5.352 funcionários em março de 2013 para 12.949 funcionários em janeiro de 2023.
Há recomendações de Yeates que foram seguidas. Tal como aconselhou, o departamento está agora a ser organizado por linhas de negócio. Isto significa que os funcionários do IRCC serão divididos pelos vários clientes que o departamento serve e reorganizados de forma a responderem às mudanças em todo o mundo.