Uma ilha ao largo das águas de Nova Scotia onde se pretende construir casas feitas com materiais 100% renováveis. Assim vai ser a Vollebak, o projeto de ilha autossuficiente e sustentável do ponto de vista energético. As estruturas vão ser feitas com materiais naturais e inovadores.
A Vollebak Island é um projeto que apresenta um “conceito visionário para o futuro da habitação”. O trabalho está a ser realizado numa parceria entre a marca de roupas Vollebak e o escritório de arquitetura Bjarke Ingels Group, conhecido por BIG.
Para o projeto neste retiro ecológico que está ao largo das águas de Nova Scotia está incluída uma Earth House. No fundo é um “aglomerado semelhante a uma aldeia” que se estende por nove edifícios ligados entre si, construídos com materiais amigos do planeta, como algas, palha, cânhamo e cimento impresso em 3D. Todos os edifícios vão ser alimentados por energia eólica, geotérmica e solar. Toda a energia produzida fica no sistema de armazenamento da aldeia.
O BIG também projetou a Wood House, um anexo que fica localizado na costa da ilha privada que seria construído com madeira proveniente dos terrenos circundantes.
“A Ilha Vollebak é o início de uma série de projetos extraordinários que analisam como viveremos no próximo século num mundo de alterações climáticas, viagens espaciais e falta de recursos. Projetado pelo arquiteto visionário Bjarke Ingels, ela oferece um projeto para o futuro – um composto neutro em carbono construído inteiramente fora da rede, no qual a habitação e a ilha onde foi construída se combinam para se tornar um ecossistema vivo e que respira”, lê-se no site do projeto.
A ilha está a ser leiloada através da Concierge Auctions. Prevê-se que o valor de venda esteja entre os 5 e os 10 milhões de dólares.