Hydro-Québec: Empresa estatal não vai ser privatizada, garante François Legault

Foto: FRANÇOIS LEGAULT/X
Foto: FRANÇOIS LEGAULT/X

A Hydro-Québec não vai ser privatizada, mas vai precisar de mais trabalhadores. Quem o diz é François Legault. O premier do Quebec quer menos distrações em 2024 e concentrar-se na educação, saúde, economia, ambiente e proteção da identidade da província.

Apesar dos rumores das últimas semanas, a privatização da empresa estatal Hydro-Québec está fora de questão, disse o premier François Legault na quarta-feira, 24 de janeiro.

“E, a propósito, a privatização da Hydro-Québec está fora de questão”, disse Legault dirigindo-se aos membros da bancada da Coalition Avenir Québec reunidos para dois dias de reuniões. “Não renunciaremos à herança de René Lévesque. Quero ser muito claro sobre isso”.

“De facto, o Quebec vai precisar mais do que nunca de trabalhadores, 35 mil no total, apenas para construir os investimentos maciços em infraestruturas que a empresa está a planear nos próximos 12 anos para acompanhar a procura de energia”, disse Legault.

Na primeira aparição pública desde 20 de dezembro, após as férias no México, François Legault mostrou-se renovado para começar em 2024.

“Desejo-vos a todos um bom ano político com, como posso dizer, menos distrações do que em 2023”, disse Legault no início da intervenção diante dos 89 membros da bancada.

“Vamos voltar às nossas cinco prioridades, que são educação, saúde, economia, ambiente e proteção da nossa identidade”.