HEALTH CANADA APROVA MEDICAMENTO PARA HEPATITE C

Lex van Lieshout ANP XTRA
Lex van Lieshout ANP XTRA
Lex van Lieshout ANP XTRA
Lex van Lieshout ANP XTRA

A Health Canada (Saúde do Canadá) aprovou um comprimido – tomado uma vez por dia – para o tratamento da hepatite C crónica, que poderá transformar o tratamento da doença para milhares de canadianos.
O medicamento Sovaldi (sofosbuvir) deve ser tomado em combinação com medicamentos mais antigos, para tratar as principais formas de hepatite C, que é causada por um vírus transmitido por sangue. Se não for tratada, a doença pode levar à insuficiência hepática, cirrose e cancro.
Estima-se que 250 mil canadianos estão a viver com hepatite C crónica. Mas porque a doença pode levar muitos anos a progredir, sem causar sintomas visíveis – até duas ou três décadas – cerca de 35 por cento não têm ideia de que estão infectados.
Os tratamentos atuais para o vírus da hepatite C (HCV), que podem levar até um ano para serem concluídos, envolvem injeções semanais de uma droga que provoca efeitos secundários semelhantes aos da gripe e cura cerca de três em cada quatro pacientes.
Sovaldi é produzido pela Gilead Sciences Inc., com sede em Foster City, Califórnia, uma de meia dúzia de empresas que lutam no mercado por tratamentos mais eficazes da hepatite C.
A Gilead Sciences Canada, disse na segunda-feira que o custo do Sovaldi para os consumidores não estará disponível até que o medicamento de prescrição comece a ser vendido nas farmácias, no início de janeiro, numa altura em que a empresa está a finalizar o preço com as autoridades reguladoras.