HABITANTES DE PIMICIKAMAK QUEREM HYDRO FORA DA BARRAGEM DO NORTE DE MANITOBA

Aviso de despejo para a Hydro (Foto: cbcnews)
Aviso de despejo para a Hydro (Foto: cbcnews)
Aviso de despejo para a  Hydro (Foto: cbcnews)
Aviso de despejo para a Hydro (Foto: cbcnews)

Manifestantes de ‘Pimicikamak Cree Nation’ apresentam, em cartaz grande, um aviso de despejo aos empregados da ‘station’ e complexo habitacional da Hydro, localizados junto do Rio Nelson em território Pimicikamak.
Manitoba – Os manifestantes querem compensação por danos causados pelas inundações que a barragem (abriu em 1979) originou.
“O edifício está vazio, fechado, trancado, sem danos e sob o controle da bandeira de Pimicikamak” afirmam num comunicado.
Mantêm-se no interior alguns funcionários da Hydro para garantirem que as instalações elétricas não sejam danificadas, e Pimicikamak garante a segurança e o bem estar dessas pessoas.
“O sistema inunda 65 quilómetros quadrados da terra de Pimicikamak e causa prejuízos severos a milhares de quilómetros ao longo da costa”, declara a chefe de ‘Cree Nations’ em comunicado para a imprensa. “… Morreram várias pessoas de Pimicickmak em resultado dos detritos semi-submersos vindos da erosão das margens e das condições inseguras do gelo causados pela Hydro… Esta é a nossa casa e não permitiremos que seja destruída. Esta barragem tem sido muito boa para o sul, mas para nós, aqui no norte, tem sido causadora de catástrofes. A Hydro tem de limpar a bagunça que criou na nossa terra natal. A Hydro tem que nos tratar de forma justa”.
Ela disse ainda que o governo provincial anunciou uma nova era, com reconciliação com todas as pessoas afetadas pela Hydro, e lamentou que nada disso tenha acontecido.
“As pessoas de Pimicikamak não deixarão Jenpeg até que o governo de Manitoba e a Hydro assumam compromissos substanciais em relação às suas reivindicações e exigências”. concluiu.
As reivindicações e exigências do povo de Pimicikamak são :
– Pública petição de desculpas por parte do Primeiro Ministro da província, Greg Selinger, pelo danos passados e presentes sofridos por todas as pessoas e suas terras e causados pela Hydro.
– Um compromisso do governo e da Hydro de Manitoba em cumprir o estipulado no acordo para as inundações feito em 1977, ‘1977 Northern flood agreement’, incluindo medidas relativas ao desenvolvimento da comunidade, mitigação ambiental, e o máximo de oportunidades de emprego.
– Um acordo de divisão de lucros e/ou um contrato de arrendamento da água feito com Pimicikama

Fonte da noticia: Cbc.ca