Habitação: Preços das casas com ligeiro aumento em julho, diz Statistics Canada

Foto: Pexels

O custo de uma casa nova no Canadá aumentou 0,1% em julho, em comparação ao ano anterior, sendo o primeiro aumento anual desde março de 2023, de acordo com a Statistics Canada.

De acordo com o Índice de Preços de Moradias Novas (NHPI), que mede os preços de venda de novas casas residenciais pelos construtores, os preços também subiram 0,2% em julho em comparação com o mês anterior.

Os preços dos imóveis novos subiram lentamente de volta aos níveis do verão de 2023, embora ainda estejam 0,9% abaixo do pico de agosto de 2022.

O aumento mês a mês foi especialmente pronunciado em Alberta, onde os preços saltaram 0,8% num mês. No ano passado, o preço de uma casa nova em Alberta subiu 3,9 %, superando em muito todas as outras províncias.

Em British Columbia (B.C.), os imóveis novos ficaram 0,3% mais caros em julho em comparação com junho.

Saskatchewan registou um aumento mensal de 0,4%, mantendo o valor de crescimento dos preços do ano passado. 

No Quebec também houve um leve aumento de preços, embora a região de Sherbrooke tenha registado uma queda de 1,2% no ano passado.

Ontário manteve-se estável de mês a mês, mas caiu 1,3% no geral ano a ano. As regiões Ottawa-Gatineau e Kitchener-Cambridge-Waterloo lideram em perdas, com quedas de 4,1% e 2,7%, respetivamente.