Os preços das rendas no Canadá atingiram o valor mais elevado dos últimos 30 anos. Destaca-se um aumento de 6% em agosto deste ano, face ao ao mesmo mês do ano anterior. Os dados foram revelados hoje pela Statistics Canada.
Os canadianos estão já a pagar mais pela habitação desde agosto do que nas últimas três décadas, segundo dados da Statistics Canada.
De acordo com a agência de estatísticas canadiana, os preços das casas aumentaram 6% em agosto, em relação ao ano anterior, depois de terem aumentado 5,1% em julho.
O aumento foi liderado pelas rendas, segundo o relatório da StatCan, que subiram 6,5% em termos nacionais, após um salto de 5,5% em julho.
Em agosto, o preço médio nacional do aluguer de uma casa no Canadá era de 2.117 dólares, um aumento mensal de 1,8% em relação a julho e um aumento anual de 9,8%, segundo dados do site Rentals.ca.
A métrica baseia-se em novas listagens e não no que os inquilinos existentes estão a pagar por mês, mas realça os desafios que os novos inquilinos enfrentam no Canadá.
Parte da razão para o aumento dos preços das rendas das casas deve-se a um ambiente de taxas de juro mais elevadas, diz o relatório do Índice de Preços ao Consumidor. O crescimento da população também pode ser um fator importante, segundo o relatório da Rentals.ca.