As vendas de casas na GTA caíram 5,8% em outubro passado, devido aos elevados custos dos empréstimos. De acordo com a Toronto Regional Real Estate Board, o preço das casas em outubro aumentou 3,5% face ao mesmo mês do ano passado.
As vendas de casas na GTA caíram 5,8% no mês passado em comparação com outubro de 2022, com as vendas de moradias em banda a registarem o maior declínio.
O conselho atribui a descida anual à falta de acessibilidade e à incerteza associada aos elevados custos dos empréstimos, que afastaram muitos potenciais compradores de casa.
O preço médio das casas em outubro deste ano chegou aos 1.125.928 dólares, um aumento de 3,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Numa base mensal, a Toronto Regional Real Estate Board refere que o número de vendas de outubro não difere face às vendas de setembro do presente Ou seja, foram vendidas mais de 4 mil casas em cada um dos dois meses (4,646 em outubro; 4,631 vendas em setembro)
Os anúncios de venda ou aluguer de imóveis subiram 38% (14.397) em outubro deste ano, em comparação com os 10.433 em outubro do ano passado, que tinha sido o pior registo desde 2010.
O presidente da Toronto Regional Real Estate Board, Paul Baron, diz que o crescimento recorde da população e uma economia relativamente resiliente mantiveram a procura geral por habitação forte e que as vendas de casas devem aumentar rapidamente assim que as taxas de hipotecas começarem a cair.